Como Fazer Sushi

       Yo minna-san, konichiwaPhotobucket, para uma tarde de domingo nada como um bom sushi para ficar feliz, como todos sabem um bom sushi é muito caro, por isso resolvi tentar fazer em casa! Eu consegui fazer, ficou simples (não tinha muitos ingredientes) e grande :O ( foi a primeira vez que fiz, então vai demorar um pouco para fazer bem direitinho). Ai vai uma foto do meu primeiro sushi:

Para fazer o arroz utilizei:
  • 1 xícara de chá de arroz para sushi, grão curto (eu usei arroz tipo 1, grão médio da marca Guin)
  •  Molho para arroz de sushi ( contém sakê, vinagre de arroz e alga kombu)
  • 1 xícara de água
Modo de preparo: 

Coloque em uma tigela a quantidade necessária de arroz, lave delicadamente, utilizando-se das pontas dos dedos para não quebrar os grãos. Troque a água de 03 a 04 vezes até que a água saia limpa. Despeje o arroz sobre uma peneira, para escorrer toda a água. Deixe secar por aproximadamente 40 minutos. Meça com um copo a quantidade de arroz e coloque a mesma quantidade de água. Panela elétrica: Depois de cozido, deixe descansando por 10 minutos com a tampa fechada. Fogão convencional: Cozinhe em fogo alto com a panela destampada até levantar fervura. Diminua o fogo o máximo possível. Tampe a panela e deixe cozinhando por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansando por mais 10 minutos com a tampa fechada. Após colocar em um recipiente plástico, fique mexendo o arroz fazendo movimentos da esquerda para direita e de cima para baixo. Ao mesmo tempo vá acrescentando o molho e com o auxílio de uma outra pessoa que estará abanando o arroz. Faça isso até que o arroz esteja em temperatura ambiente.

Técnica para enrolar o sushi (retirei do site sashimi secret):

Para fazer o sushi você vai precisar de uma esteira de bambu própria para enrolar o sushi, um pouco de arroz de sushi, os ingredientes do recheio conforme a receita, folha de nori (alga), meia laranja e uma vasilha com água e vinagre de arroz.

Coloque a esteira de bambu numa superfície lisa, coloque a folha de alga sobre ela (a parte brilhante fica virada para baixo).

nori passo 1 do sushi
Com os dedos umedecidos no vinagre e água, coloque uma porção do arroz sobre a alga e vá espalhando com a ponta dos dedos até cobri-la totalmente, deixando apenas uns 2,5 cm na parte de cima livre. Quando for colocando o arroz é importante apertá-lo um pouco sobre a alga.
passo 2 sushi
Acrescente os ingredientes desejados conforme mostra a foto e vá enrolando como um rocambole usando a esteira de bambu para auxiliar.
passo 3 sushi
É importante que você vá enrolando devagar e vá fazendo pressão a cada movimento, para garantir que o rolinho fique firme.
A esteira ajuda a enrolar o sushi e fazer pressão, pois se segurasse direto na alga ia grudar na mão úmida e não conseguiria dar o formato.
Você pode variar o formato de rolo ao quadrado, bem como a grossura do rolo.
passo 4 sushi
passo 5 sushi
Depois que o rolinho estiver pronto, basta passar uma faca bem afiada na metade de uma laranja e cortar o sushi no tamanho que desejar (geralmente uns 2 cm ou 2,5 cm).
passo 6 sushi

0 comentários:

Queremos um Brasil com Florestas